segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Febre

Já agora, sobre a febre. O que é febre e o que fazer?

Eu sigo-me pelos seguintes parâmetros:
 
  • Superior a 38º (medido no rabinho);
  • Superior a 37,5º (medido debaixo do braço ou no ouvido);

  • Aconselho a medirem no rabinho enquanto são mais pequeninos, porque conseguem uma temperatura mais certa. Debaixo do braço é mais difícil porque eles não param um segundo e no ouvido nem sempre conseguem alcançar a temperatura correta do corpo, depende sempre muito do termómetros e do buraquinho do ouvido ser mais ou menos apertado.

    Eu não sou de medicamentos nem para mim e nem para a pequena mas não sou "parva" e quero o bem-estar dela sempre acima de tudo, mas de forma consciente, claro.
     
    Os antipiréticos (benuron em supositório ou xarope) são na minha opinião para dar em caso de prevenção, se por exemplo forem levar uma vacina (que é muito frequente causar febre) ou é caso de febre mais elevada.
    Antes de administrarmos um antipirético podemos sempre tentar aliviar os sintomas e diminuir a temperatura do corpo através de um banho com água um pouco mais fria do que o normal, oferecendo água regularmente ao bebé para evitar a desidratação e sensação de secura, vestindo roupinhas mais leves, dando muito colo e mimo de forma a acalmar a irritabilidade do bebé, e algumas outras acções que podem adoptar. Se o bebé estiver bem disposto, não vale a pena entupirem-no de antipiréticos, basta ajudá-lo a continuar assim e a superar a febre de forma tranquila e sem exageros.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário